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domingo, 4 de janeiro de 2009

Propostas de temas e textos para reunião de estudos


Conceitos de educação não-formal


GRISPUM, Denise. Educação para o Patrimônio: Museu de Arte e escola. Responsabilidade compartilhada na formação de públicos. São Paulo: Faculdade de Educação da USP, 2000. (Tese de doutorado)

PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro (orgs.). Educação não-formal: contextos, percursos, sujeitos. Campinas: Unicamp/CMU; Holambra, SP: Editora Setembro, 2005.

PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro; CARNICEL, Amarildo (orgs.). Palavras-chave em Educação Não-formal. Campinas: Unicamp/CMU; Holambra, SP: Editora Setembro, 2007.


Educação (geral) e educação em museus


BARON, Dan. Alfabetização Cultural: a luta íntima por uma nova humanidade. São Paulo: Alfarrábio, 2004.

FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra (prefácio) in: FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

JONES, Adrienne; WILSON, Robert (Eds.). Using Museums. Warwick: Channel 4 Schools, 1996. (Teacher’s Guide)

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Secretaria Municipal de Educação de Campinas, I Seminário Internacional de Educação de Campinas. http://www.campinas.sp.gov.br/smenet/seminario/seminario_pronto_jorgelarrosa.htm , acesso em 07/09/2007.

MUSEUMS & Galleries Commission. Museologia. Roteiros práticos 3. Educação em Museus. São Paulo: EDUSP; VITAE, 2001.

PEREIRA, Júnia Sales; SIMAN, Lana Mara de Castro; COSTA, Carina Martins; NASCIMENTO, Silvania Sousa do. Escola e Museu, diálogo e práticas. Belo Horizonte: Sec. de Estado de Cultura / Superintendência de Museus, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais / Cefor, 2007.


Experiências de educação não-formal


DUARTE CÂNDIDO, Manuelina Maria. “Educação patrimonial em variados territórios: relato de uma experiência itinerante”. In: História e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História / XXIV Simpósio Nacional de História; Associação Nacional de História - ANPUH. – São Leopoldo: Unisinos, 2007. (CD-ROM) org. por Elisabete Leal.

BESSEGATO, Maurí Luiz. O patrimônio em sala de aula: fragmentos de ações educativas. Porto Alegre: Evangraf (2ª Ed.): 2004.

Museus e público: quem são esses públicos?

AIDAR, Gabriela. “Museus e Inclusão Social” In: Ciências & Letras – Revista da Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, no 31. Porto Alegre: Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras, 2002. p. 53-62

BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp, Zouk, 2003..


Metodologias para educação não-formal:

Bibliografia geral

DURBIN, Gail; MORRIS, Susan; WILKINSON, Sue. Learning from objects. English Heritage: 1996. (A Teacher’s Guide)

ENGLISH Heritage Education Service. Primary History: using the evidence of the historic environment, 1999. (A Teacher’s Guide)

FALK, John H.; DIERKING, Lynn D. Learning from Museums. Visitor experiences and the making of meaning. Walnut Creek, CA: AltaMira Press, 2000.

HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The educational role of the museum. London and New York; Routledge, 1999.

_____. Museum and the shaping of knowledge. London: Routledge, 1992.

educação patrimonial


CAXIAS do Sul. Departamento de Memória e Patrimônio Cultural. Educação Patrimonial: orientações para proessores do ensino fundamental e médio. Maria Beatriz Pinheiro Machado. Caxias do Sul: Maneco Livr. & Ed., 2004.

DUARTE, Ana. Educação patrimonial: guia para professores, educadores, monitores de museus e tempos livres. Lisboa: Texto Editora, 1993.

HORTA, Maria de Lourdes P., GRUNBERG, Evelina, MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: IPHAN : Museu Imperial, 1999.

MUSEU Paulista. Como explorar um museu histórico. São Paulo: Museu Paulista - USP, 1992.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.
arte-educação

BARBOSA, Ana Mae. Arte educação: conflitos/acertos. São Paulo: M. Limonad, 1985.

_______ (org.). Arte / Educação Contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho e. Leitura de Imagens para a Educação. São Paulo: PUC-SP, 1998. (Tese de doutorado).
transposição científica

MASSARANI, Luisa (org.). O pequeno cientista amador: a divulgação científica e o público infantil. Rio de Janeiro: Vieira & Lent: UFRJ, Casa da Ciência: Fiocruz, 2005.

QUEIROZ, Glória Pessôa. Parcerias na formação de professores de ciências na educação formal e não-formal. In: CADERNOS DO MUSEU DA VIDA O formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Rio de Janeiro: Museu da Vida/ Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2001, 2002, p.70-79.

pedagogia museológica

BRUNO, Maria Cristina Oliveira. “Museus e pedagogia museológica: os caminhos para a administração dos indicadores da memória”. In: MILDER, Saul Eduardo Seiguer (org.). As Várias Faces do Patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2006. p. 119-140.

pesquisa-ação

VARINE, Hugues de. Património e educação popular. In: O Direito de Aprender. http://www.direitodeaprender.com.pt/revista02_02.htm , acesso em 29/04/2007.

SANTOS, Maria Célia Moura. Museu, escola e comunidade: uma integração necessária. Salvador : Universidade Federal da Bahia, 1987.

_____. Processo museológico e educação: construindo um museu didático-comunitário. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 1996. (Cadernos de Sociomuseologia, 7).


arqueologia experimental


HERBERTS, Ana Lucia (org.) Oficinas de educação patrimonial na Usina Hidrelétrica Barra Grande. Florianópolis, Scientia: 2008.


interpretação do patrimônio


MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.



Avaliação de museus e exposições


ALMEIDA, Adriana Mortara. Museus e Coleções Universitários: Por que museus de arte na Universidade de São Paulo? Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes da USP, 2001.

_____. Os visitantes do Museu Paulista: um estudo comparativo com os visitantes da Pinacoteca do estado e do Museu de Zoologia. Anais do Museu Paulista. São Paulo, n.12, jan./dez. 2004, p.269-306.

HOOPER-GREENHILL, Eilean. Museums and their visitors. New York : Routledge, 1996.

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