Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2009

Relato de experiência – CONFAEB 2009 – Arte educação contemporânea: narrativas do ensinar e aprender artes.

*Antonia Camila Alves Moreira

Fomos à região sul do Ceará conferir o 18° Congresso Nacional da Federação dos Arte-Educadores do Brasil, o CONFAEB na Universidade Regional do Cariri - URCA do Crato, durante os dias 27 a 30 de Novembro de 2008, e também para uma visita a alguns aparelhos culturais da região.
Desde o início da viagem a paisagem se apresentara magnífica cheia de excentricidades, para o meu olhar eram inéditas tais imagens da região sul. Após muitas horas de viagem finalmente chego ao que parece o ponto final da viagem, visto que quase não há passageiros no ônibus, eu que pensava ter chegado em Juazeiro do Norte tinha chegado no Crato, não era problema, passados alguns minutos a mais chego na famosa cidade .
O que mais me fascinava na região do Cariri era conhecer alguns dos chamados mestres da cultura, os centros culturais e os alguns dos bens culturais de natureza imaterial, os reizados, bandas cabaçais e outros tantos grupos pertencentes a essa região.
Logo no sábado dia 29 fomos à "peregrinação", eu, Aterlane e Cecília todos nós da REM-CE junto também com Solange, educadora do Rio de Janeiro que estava participando do CONFAEB. Fomos primeiro na Lira Nordestina, saindo da Lira, fomos ao Centro de Juazeiro pegar uma encomenda no Centro de Cultura Popular Mestre Noza, seguimos então em direção a Casa Grande, em Nova Olinda, após esse museu fantástico, passamos na oficina do Mestre Espedito, quase no fim da tarde ainda passamos no Museu de Paleontologia da URCA. De forma sucinta irei me deter em alguns aspectos relacionados a esses espaços de cultura visitados por nós, também sob o olhar de educadores culturais, tentando apontar reflexões acerca do patrimônio cultural dessa região do estado do Ceará.


A LIRA NORDESTINA





A Lira foi criada na década de 30 depois da década de 60 foi adquirida pelo Governo do Ceará e depois doada à Universidade Regional do Cariri, que a coordena até hoje.
Da idéia central que entendi a Lira Nordestina é uma associação de gravadores dessa região, o prédio é amplo e possui um acervo considerável de xilogravuras, assim como máquinas de prensar pertencentes aos primeiros gravadores da região, lá existe a comercialização de xilogravuras, assim como oficinas, além de ser um espaço de pesquisa.

MESTRE NOZA

Desse passo da nossa visita não irei me deter tanto, visto que passamos pouquíssimo tempo lá. O que achei interessante desse lugar foi a recepção das pessoas, principalmente as crianças que se mostram bem à vontade diante dos visitantes.

“Conhecido como Mestre Noza, Inocêncio Medeiros da Costa ou Inocêncio da Costa Nick, como ele dizia chamar-se, afirmando pertencer a essa família, nasceu em Taquaritinga do Norte, Pernambuco, provavelmente em setembro de 1897, uma vez que há controvérsias sobre a data do seu nascimento.
É autor de inúmeras xilogravuras para ilustrar capas de folhetos de cordel, além de milhares de estatuetas do Padre Cícero e de diversos santos, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Segundo ele, em matéria de imagens, além do Padre Cícero, gostava muito de fazer as de São Francisco e Santo Antônio.”
(http://www.fundaj.gov.br)

CASA GRANDE – MUSEU DO HOMEM DO KARIRI

Seguimos em direção a Casa Grande, o museu do Homem do Kariri, em Nova Olinda. Logo que chegamos fomos prontamente recebidos por um garoto chamado Artur, ele, um garoto de 11 anos tem a função de educador do espaço e nos acompanha pelas salas levantando questões e respondendo às perguntas.
Outro forte fator de Nova Olinda é a oficina de Mestre Espedito, porém, falarei sobre a oficina-ateliê-loja posteriormente.
A Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992. Nasceu a partir da restauração de uma das primeiras casas da região.
A proposta da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri é a formação educacional de crianças e jovens protagonistas em gestão cultural por meio de seus programas: Memória, Comunicação, Artes e Turismo.
O local é realmente encantador, todos convivem num clima harmônico de estudo, difusão dos conhecimentos e pesquisa intensa, falar da metade das atividades de lá é seguramente deixar outra atividade de fora, portanto, é bom conferir o site de lá.
No site o que mais me impressiona é o fato de cada educador ter seu próprio blog, onde eles escrevem intensamente sobre suas leituras, pesquisas dentre outras coisas.
Na foto abaixo estão da esquerda pra direita, Artur, Aterlane Martins, Roseane Limaverde, Cecília Shiki e eu, conversando sobre as novidades da Casa e, é claro, falando sobre a REM-CE.






OFICINA DO SR. ESPEDITO

O Sr. Espedito Seleiro, que é como ele assina, trabalha com couro de uma forma mais que perfeita é conhecido em todo país, coisa que pode ser conferida através de fotos com inúmeras personalidades, espalhadas por toda oficina, ele produz peças belíssimas trabalhadas à mão e com toda preocupação nos detalhes dos desenhos e arremates.
Não poderíamos deixar de passar lá para conferir. A foto abaixo é na loja-oficina, com ele que é super simpático e solícito.





MUSEU DE PALEONTOLOGIA DA URCA
Na verdade com medo de não encontrarmos aberto fomos no Museu, que fica em Santana, bem antes de ir ao Seu Espedito, que é praticamente do lado da Casa Grande, em Nova Olinda.
Lá encontramos uma jovem garota chamada Suzane, que nos “guiou”, na função de guia como havia escrito em sua farda. Nós conversamos sobre o processo dela ser a educadora de lá, perguntamos várias coisas à ela que se mostrou bem à vontade diante dos questionamentos, e o que é melhor, longe da idéia de decorar respostas ou falar sem propriedade. Pelo o que entendemos os jovens que fazem a mediação recebem capacitações sobre patrimônio, arqueologia, assuntos afins e, além disso, são bons alunos do ensino Fundamental e Médio da rede pública, ou seja, eles têm de garantir boas notas na sala de aula.



Infelizmente o Museu passa por uma fase complicada de reformas na estrutura e existem problemas seríssimos no diz respeito à conservação e espaço expositivo, problemas como marcas de latinhas de refrigerante nos expositores, bem ao lado dos fósseis, ou o sol em cima dos mesmos são fatores que merecem a atenção urgente.

Conclusão
A região Sull do estado do Ceará aponta para um turismo cultural intenso e como observamos a preocupação e respeito com patrimônio já é uma semente plantada na maioria dos centros culturais, pontos de cultura e espaços que visitamos, existe um pensamento maduro em relação visitantes e ao tipo de turismo que é feito, existem alguns pontos para refletirmos, porém, acredito que, por ser a primeira vez visitando esses locais, o sentimento de preservação e valor da cultura é tão intenso quanto visto por mim em outras regiões do Estado, principalmente na capital.
Não tive a preocupação formal em registrar essas lembranças, visto que antes de uma possibilidade acadêmica tive uma necessidade cultural em amarrar todos esses fatos.


*Graduada em Letras na Universidade Federal do Ceará e coordenadora de Ação Política da REM-CE.Atualmente curso Letras-Alemão na UFC e trabalho na ONG Comunicação e Cultura.

Nenhum comentário: