Pesquisar este blog

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reunião de Estudos 07/11/11 Cancelada

Bom dia a todos,

Informamos que a reunião de estudos que se realizaria hoje, não será possível. Abaixo, email do Prof. João Paulo informando os motivos que o impossibilitam de comparecer.
Atenciosamente,
Coordenação REMCE


"Olá amig@s,
Venho por meio deste comunicar que aconteceu um imprevisto e que por disso ficarei impossibilitado de comparecer ao estudo sobre o livro Museu e memória indígena no Ceará: uma proposta em construção marcado para se realizar na próxima segunda-feira (07/11). Embora tenha confirmado antecipadamente minha participação, acabo de saber que uma manifestação do movimento indígena, que iria acontecer no dia 09/11, foi antecipada para próxima segunda-feira às 14h. Trata-se do lançamento da Campanha Nacional pela Demarcação das Terras Indígenas no Ceará (cartaz em anexo), um momento importantíssimo para o movimento local, com a presença já confirmada de mais de 300 lideranças de todo Estado.
Mais uma vez peço desculpas por esse contratempo, mas não posso deixar de comparecer e me solidarizar com esta iniciativa que é uma resposta dos indígenas e seus apoiadores a uma série de desafrontas pelas quais o movimento vem passando nos últimos anos. Como exemplo do que iremos denunciar com está marcha podemos elencar a construção do Complexo Portuário do Pecém na terra dos Anecé, a infindável novela judicial sobre demarcação das terras dos Tapeba, Tremembé e demais comunidades indígenas, e mais recentemente o novo, embora velho, problema dos Jenipapo Kanindé com a Ypióca que entrou com uma ação judicial no STJ solicitando a anulação da demarcação da terra (1734 ha), feita em 24/02/2011. Além disso, 2 lideranças Jenipapo kanindé estão sendo processadas pela referida empresa numa clara demonstração de criminalização do movimento indígena.
Assim, convido todos que iriam participar desta atividade a somar-se conosco nesta manifestação que partirá da Praça José de Alencar em direção a Praça do Ferreira a partir das 14h. Acredito que será uma ótima oportunidade para refletirmos um pouco sobre as disputas em torno da construção de outras memórias, histórias, temporalidades e territorialidades do nosso Siará!
Um grande abraço a tod@s,
João Paulo Vieira"

Nenhum comentário: