Pesquisar este blog

domingo, 11 de setembro de 2011

Projeto de restauração é solicitado pela Secult

O coordenador do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), Otávio Menezes, informou que o órgão solicitou um projeto de restauração do Museu do Ceará ao Departamento de Arquitetura e Engenharia do Ceará (DAE). Ontem, o Diário do Nordeste mostrou que o prédio do museu está com vários problemas estruturais, como infiltrações e janelas e portas quebradas. "As providências com relação à restauração já estão sendo tomadas, mas ainda não temos um prazo de quando ela deverá ocorrer", afirmou Menezes.

De acordo com a Secult, por ser tombado como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Ceará (Iphan),o edifício não pode sofrer nenhuma intervenção sem que antes o projeto passe por análise e aprovação do órgão, que, segundo Menezes, enviou profissionais para fazer uma vistoria técnica a fim de investigar onde estão os problemas.

O Instituto se comprometeu a tentar angariar recursos federais para que seja feita a restauração. "Embora no prédio funcione o Museu do Ceará, que é do Governo do Estado, a responsabilidade também é do Iphan, que foi quem tombou o prédio", explica o coordenador.

Reforma

O arquiteto do DAE responsável por elaborar a proposta de restauração do museu, Robledo Valente Duarte, adiantou que incluirá projetos complementares de instalações elétricas e sanitárias. Segundo ele, o maior problema detectado foram as infiltrações no forro e nas paredes.

Os banheiros e a copa também vão passar por reforma. Já a parte de visitação não será modificada. "A ideia é um projeto de manutenção e conservação do museu, principalmente na parte elétrica e lógica", afirma Duarte. Para a coberta, o arquiteto sugere a troca das telhas. Ele diz que o ideal é que haja uma uniformidade.

Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1039518

Nenhum comentário: