Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Reunião REM/CE - 16 de Fevereiro.

Reunião 16 de Fevereiro de 2011.

A última reunião da REM/CE aconteceu no Miniauditório do Memorial da Cultura Cearense, Dragão do Mar, numa quarta-feira, horário de experimentação, com o objetivo da participação mais ativa dos atuais educadores, que na maioria das vezes, folgam às segundas-feiras. Assim, estiveram presentes; Sara Nina, Anderson de Sousa , Rafael Bruno , Helena Colores , Carmem Lazari, Ruth Vaz, Marcos Passos, Mariana Ratts e Camila Alves.
A reunião de estudos teve como pauta a discussão de dois textos, “Museu e Comunidade” da Profª Maria Célia e uma entrevista com o Profº Mário Chagas. O tema dos dois textos traz a reflexão acerca da proposta de nosso 3º Seminário, “Museus e Comunidade”, logo o objetivo das atuais reuniões de estudos é justamente fundamentar essa reflexão para que possamos construir o Seminário que tem previsão de fazer parte da programação da Primavera de Museus, em Setembro de 2011.
Fizemos a leitura dos tópicos mais enfáticos e abrimos para a discussão acerca da ideia de museus comunitários, ecomuseus e outras tipologias. Logo após a leitura dos tópicos apresentamos a proposta do encontro entre educadores, previsto para a 9ª Semana de Museus.
A coordenação da REM/CE esteve na reunião do Sistema de Museus do Ceará, na manhã do mesmo dia, e na ocasião apresentamos a proposta do encontro, dando o título do evento de “O Educador, os Museus e a Memória das Ações Educativas no Ceará”. Propusemos, através do título a construção/registro das memórias dos núcleos educativos no Estado, acreditando ser o educador de museus importante personagem nesse percurso.
Sendo assim, a proposta do encontro entre educadores foi amplamente recebida pelos representantes das Instituições presentes na reunião do Sistema de Museus, tivemos o apoio do Museu do Ceará para sediar o evento, dentro da data de 17 de Maio, terça-feira da 9ª Semana de Museus.

O que é a Semana de Museus?
“O tema da 9ª Semana Nacional de Museus é Museu e Memória.
Lidar com a memória de modo crítico é um desafio para os museus contemporâneos. Como disse a presidenta Dilma Roussef, em Porto Alegre, no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto: “A memória é uma arma humana para impedir a repetição da barbárie, é isso que é a memória. (...) no Brasil, o dever de memória é algo indissociável do dever de festejar a vida”.
Desde 2003, quando foi lançada, a Semana Nacional de Museus já conta com mais de 9.000 eventos como seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes e documentários, entre outros. A Semana Nacional de Museus tem-se mostrado um efetivo instrumento de divulgação dos museus ao mobilizar e apresentar uma programação comum que chama a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre temas da contemporaneidade, revelando a importância das instituições museológicas para o desenvolvimento da sociedade.
Participe! Não deixe de inscrever seu museu na 9ª Semana Nacional de Museus.”



Próxima Reunião
28/02 – Lançamento das Eleições da REM/CE
Local: Miniauditório do Memorial da Cultura Cearense
Horário: 18:30/19:30

Nenhum comentário: